domingo, 19 de maio de 2013

Aldeias Infantis de Poá assume direção de creche.

A creche Maria Umbelina Nunes Provisor será dirigida por Aldeias Infantis através da direção de Marcela da Silva.

O Prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa firmou neste início de maio, parceria com Aldeias Infantis de Poá na administração da mais nova creche desta cidade: Maria Umbelina Nunes Provisor.

Situada na Vila Santa Helena e com capacidade para atender 150 crianças, esta unidade infantil será dirigida por Marcela da Silva, colaboradora da Aldeias Infantis de Poá.
Para saber mais sobre esta parceria clique aqui.

A inauguração da creche e celebração desta parceria ocorreu neste sábado (18) , você pode conferir nas fotos abaixo:

A Gestora do Programa de Poá, Solange Barros e o Prefeito "Testinha"

A equipe da creche

Espaço de brincar

Berçário

Momento Solene



Inauguração




Garantia de Direitos começa cedo!

Saiba mais sobre o trabalho e o cotidiano da Mãe Social

No mês das mães, as cuidadoras do Programa de Acolhimento de Poá foram notícia. 

O Programa de Poá recebeu diversas emissoras neste mês de maio para mostrar como é o trabalho de um cuidadora residente e substituta na Aldeias Infantis SOS Brasil.
Para assistir aos vídeos, clique sobre o nome da emissora.

Programa Hoje em Dia - Rede Record

Jornal das 22 H da RiT

Jornal SBT Brasil

Matéria Portal G1 da Globo

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Contribua com um sonho!

Amigos, nosso judoca Jonata deseja disputar um campeonato de Judô em Fortaleza-CE.

Ajude-o a realizar este sonho clicando no link abaixo:  



Jonata agradece seu apoio!

 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

45 ANOS DE ALDEIAS INFANTIS SOS BRASIL EM POÁ!



45 anos de Aldeias Infantis SOS Brasil em Poá


Nos último dia 19 de Abril, a Aldeia de Poá completou seus 45 anos de trabalho em Promoção e Defesa dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes.
Mais do que uma festa, foi um encontro da Família SOS com seus amigos e apoiadores.


A HISTÓRIA DE ALDEIAS INFANTIS EM POÁ


A história das Aldeias Infantis em Poá se confunde com a própria história desta cidade e de uma de suas figuras históricas: Padre Simon Switzar que, como Vigário da cidade passou a considerar a necessidade de uma obra de amparo social para crianças abandonadas.
Em 30 de janeiro de 1944, Padre Simon constitui a obra de amparo às crianças que em 1945 passa a se chamar “Orfanato Dom Bosco” e posteriormente “Reino da Garotada de Poá” e foi em busca de meios para aprimorar esta obra que Padre Simon conheceu e se aproximou de Hermann Gmeiner, tendo visitado diversas Aldeias Infantis em pesquisa para implantação de uma Aldeia Infantil em Poá.
Por fim, em março de 1.966, Hermann Gmeiner, Fundador Diretor de "SOS Kinderdorf International" e Hansheinz Reinprecht, Secretário Geral da Organização hospedaram-se no então “Reino da Garotada de Poá” para avaliar a possibilidade da fundação de uma Aldeia Infantil de Poá de acordo com os princípios e modelo idealizados por Gmeiner.

Em março de 1968, houve uma separação física em que as obras passam a se denominarem “Reino da Garotada de Poá” e “Aldeia de Poá” e deixam de compartilhar o mesmo endereço, então Aldeia de Poá passa a se denominar  Aldeias Infantis SOS Brasil de Poá sendo incorporada a recém-fundada Associação Nacional de Aldeias Infantis SOS e o Reino da Garotada passa desde então a dedicar-se ao trabalho de fortalecimento familiar, educação infantil e profissionalização juvenil.

Nestes 45 anos de Aldeias Infantis em Poá, aumentamos nossa família SOS acolhendo muitas crianças e adolescentes em nossas casas lares e proporcionando-lhes um ambiente de amor, cuidado e proteção; comprometidos com o Fortalecimento Familiar e Comunitário, trabalhamos para manter famílias unidas fortalecendo-as e reproduzindo um ambiente acolhedor e protetor em cada família que atendemos em nosso Centro Social.

MELHORES MOMENTOS



As colaboradoras Márcia e Marilene com as lindas Emily (à esquerda) e Amanda (ao centro)

Apresentação descontraída

Família Social da Cuidadora Valda


A partir da esquerda: Neusa,Márcia, Marilene e seu neto e Maria Rita

Família Reunida

Assistente Social Talita e Assistente de Desenvolvimento Kátia acompanhadas de Emily, Amanda e Stefanie

Solange e Marcela

Sr. Aylton, há mais de uma década nos doando bananas!

E o nosso Muito Obrigada à nossa Fotógrafa Amanda!




quinta-feira, 28 de março de 2013

Carnaval no Centro Social

Fevereiro em Nosso Centro Social, foi um mês de grandes descoberta sobre o Carnaval, nossas crianças tiveram a Oportunidade de estarem descobrindo a origem do Carnaval, aprendendo Marchinhas Carnavalescas e confeccionando suas máscaras para o nosso pequeno bloco.





Contamos a colaboração do grupo de Intercambistas AIESEC, onde puderam proporcionar as nossas crianças momentos de Infância Feliz, com muitas brincadeiras dirigidas.


Pronto Para Curtir nosso Bloco Carnavalesco........


segunda-feira, 25 de março de 2013

FESTA DE PÁSCOA NO CENTRO SOCIAL


NO ÚLTIMO DIA 23 DE MARÇO, AS CRIANÇAS DO ACOLHIMENTO E CENTRO SOCIAL FORAM PRESENTEADAS COM OVOS DE PÁSCOA ENVIADOS PELA UNIMED.



Neste sábado, a Central Nacional Unimed fez a alegria da criançada da Aldeias Infantis de Poá. Veja abaixo os registros deste momento:
Agradecemos imensamente a iniciativa do Centro Nacional Unimed, esta iniciativa recheou o dia de sábado de nossos pequenos de sabor.
O sabor da felicidade tem gostinho de chocolate


Acolhimento e Fortalecimento juntos neste delicioso evento!
 Cada rostinho demonstrava a felicidade do momento.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Conheça Aldeias Infantis SOS Brasil.

CONHECENDO ALDEIAS INFANTIS.

Em comemoração aos 45 anos de Aldeias Infantis em Poá, vamos destacar momentos e aspectos importantes deste trabalho que já tocou a vida de centenas de pessoas.

QUEM FUNDOU ALDEIAS INFANTIS?


Hermann Gmeiner nasceu em 1919 em Vorarlberg, Áustria, numa família de 
camponeses e perdeu a mãe, que era o alicerce de sua família, ainda criança, com apenas cinco anos, era o nono filho de uma família numerosa, foi criado pela irmã mais velha e pelo pai que se ocupava essencialmente de prover financeiramente a família. Aos 17 anos conseguiu uma bolsa para estudar Medicina em Feldkirch e teve que deixar sua família, com o surgimento da 2ª guerra mundial, Hermann presencia os horrores desta guerra lutando no exército alemão. Com o fim da guerra, Hermann percebeu que assim como haviam muitas crianças órfãs haviam também muitas mulheres que tinham perdido seus maridos e filhos para a guerra. A partir deste cenário Hermann criou a primeira Aldeia Infantil aos 30 anos e em pouco tempo passou a dedicar-se totalmente à causa da infância. Dirigiu a SOS Kinderdorf International até sua morte, em 1986, sempre incentivando a criação de novas unidades e projetos e a inovação pedagógica.

Hoje, o "protótipo" de Imst, que ele criou, é um modelo para todas as nações: um conceito flexível e abrangente para o apoio de crianças, adolescentes e jovens.

Hermann Gmeiner sempre foi grato às milhares de pessoas que, através da sua contribuição, permitiram que o trabalho das Aldeias Infantis SOS fosse mantido e ampliado. Essas pessoas entenderam sua ideia: oferecer proteção e cuidados a crianças que precisam disso para seu desenvolvimento.

Prêmios e reconhecimentos:
Hermann Gmeiner foi amplamente reconhecido como um pioneiro na atenção e cuidados das crianças em vulnerabilidade social.
Ele foi nomeado membro honorário da Academia Austríaca de Ciências, recebeu o título de Doutor Honoris Causa de duas universidades, recebeu a medalha de mérito da República Federal da Alemanha, o Prêmio Sonning, da Universidade de Copenhagen, a concessão de Wateler Paz e o Prêmio Humanitário Internacional do Variety Club Internacional, bem como a medalha do Comendador San Gregorio e Cidadão Honorário de sua cidade natal, Alberschwende de Imst, Belin e Rio de Janeiro.




História

Neste mês de março, Aldeias Infantis SOS Brasil completa 45 anos em Poá.


A história das Aldeias Infantis em Poá se confunde com a própria história desta cidade e de uma de suas figuras históricas: Padre Simon Switzar que, como Vigário da cidade passou a considerar a necessidade de uma obra de amparo social para crianças abandonadas.
Em 30 de janeiro de 1944, Padre Simon constitui a obra de amparo às crianças que em 1945 passa a se chamar “Orfanato Dom Bosco” e posteriormente “Reino da Garotada de Poá” e foi em busca de meios para aprimorar esta obra que Padre Simon, que era holandês, em suas viagens em busca de financiadores Europeus e conhecimento sobre outras obras que conheceu e se aproximou de Hermann Gmeiner, tendo visitado diversas Aldeias Infantis em pesquisa para implantação de uma Aldeia Infantil em Poá.

Por fim, em março de 1.966, Hermann Gmeiner, Fundador Diretor de "SOS Kinderdorf International" e Hansheinz Reinprecht, Secretário Geral da Organização hospedaram-se no então “Reino da Garotada de Poá” para avaliar a possibilidade da fundação de uma Aldeia Infantil de Poá de acordo com os princípios e modelo idealizados por Gmeiner.

Desta avaliação, resultou a “Aldeia Infantil do Reino da Garotada de Poá” que baseados na idealização de Gmeiner, deixa de acolher crianças seguindo o modelo tradicional de orfanatos e passa a  atender em pequenos núcleos: as casas-lares.

Em março de 1968, houve uma separação física em que as obras passam a se denominarem “Reino da Garotada de Poá” e “Aldeia de Poá” e deixam de compartilhar o mesmo endereço, mas o Reino da Garotada seguiu o modelo de Aldeias Infantis até sua total extinção em 1993, quando a então Aldeia de Poá passa a se denominar Aldeias Infantis SOS Brasil de Poá sendo incorporada a recém-fundada Associação Nacional de Aldeias Infantis SOS e o Reino da Garotada passa desde então a dedicar-se ao trabalho de fortalecimento familiar, educação infantil e profissionalização juvenil.

Tendo a Aldeias Infantis, deixado seu modelo como herança à obra de Padre Simon que tornou nosso programa em Poá uma realidade, recebemos como doação o espaço físico onde estamos até os dias de hoje.

Nestes 45 anos de Aldeias Infantis em Poá, aumentamos nossa família SOS acolhendo muitas crianças e adolescentes em nossas casas lares e proporcionando-lhes um ambiente de amor, cuidado e proteção; comprometidos com o Fortalecimento Familiar e Comunitário, trabalhamos para manter famílias unidas fortalecendo-as e reproduzindo um ambiente acolhedor e protetor em cada família que atendemos em nosso Centro Social.

Homenagem à Aldeias Infantis SOS Brasil

Aldeias Infantis SOS Brasil será homenageada na Câmara Municipal de São Paulo.
No próximo dia 25 de Março às 19 horas, mais uma conquista se consolidará para esta Organização atuante na Promoção e Defesa de Direitos Humanos  da Criança e do Adolescente. Trata-se de uma cerimônia em comemoração aos 45 anos de existência de Aldeias Infantis SOS no Brasil.
Como não poderia ser diferente, estão todos convidados a participar deste momento tão importante!
Nos vemos lá!!!








Novo vídeo Institucional

Aldeias Infantis SOS Brasil de Poá -S.P. apresenta-lhes nosso novo vídeo institucional.

Confiram!


 

Revista do Amigo março de 2013.


A nova edição da Revista do Amigo já está no ar!!!


A Revista do Amigo é uma publicação trimestral de distribuição gratuita que você pode conferir agora mesmo clicando aqui.


Não perca tempo e fique por dentro de todos os acontecimentos das Aldeias Infantis no Brasil todo!