quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ALDEIAS INFANTIS DE POÁ PARTICIPARÁ DE FEIRA

Evento que acontecerá entre os dias 6 e 8 de dezembro na Expo Center Norte apresentará 500 Organizações Sociais de todo o Brasil, oficinas culturais, apresentações artísticas,  voluntariado e muito mais!

A Aldeias Infantis de Poá participará da feira ONG BRASIL nos dias 6,7 e 8 de Dezembro.



Serão mais de 500 ONG's expondo seus trabalhos.
Visite a Feira e o Estande da Aldeias Infantis de Poá.
Faça seu credenciamento clicando aqui e participe!

terça-feira, 27 de novembro de 2012


Mulheres mais planejadas = Futuro Garantido!



Esta manhã, quinze mulheres, entre colaboradoras da Aldeias Infantis SOS de Poá e de Parceiras, deram mais um passo em seu desenvolvimento pessoal e profissional através do curso "Mulheres em Ação" oferecido em parceria com a BM&F  BOVESPA.
Foram abordados temas como: 
  • Você tem mais dinheiro do que imagina
  • Dinheiro na mão é vendaval
  • Como se livrar das dívidas
  • Para poupar, é só começa
  •  A sedução do crédito


Agradecemos o oferecimento deste curso gratuito pela BM&F BOVESPA, ao Serviço Social Batuíra por ceder o espaço para o curso, ao apoio dedicado de colaboradores de nossa equipe e pela presença destas mulheres que hoje saberão usar melhor seus recursos para planejarem sua vida financeira.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012






PROJETO MALA DE HISTÓRIA DO SERVIÇO DE FORTALECIMENTO FAMILIAR E COMUNITÁRIO, CENTRO SOCIAL DAS ALDEIAS INFANTIS DE POÁ.


Justificativa:

Sabendo que o educando tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar e apresenta, no espaço, dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se então necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando. E um momento de integração da Família.
Este projeto foi criado de acordo com nossa Metodologia do Enfoque Integral, a Mala de História tornou-se um dos nossos dispositivos pedagógicos este que facilita as ações significativas para os envolvidos na construção de conhecimentos, a produção coletiva. Manifesta o real vivido e as diferentes manifestações, mas de acordo com a realidade local.


Objetivos:

·         Promover a leitura, despertando no educando e na família o prazer e o hábito de ler.
·         Facilitar o acesso aos educandos e famílias nos diferentes gêneros;
·         Desenvolver habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever;

COMO FUNCIONA

  • A cada sexta-feira um educando levará a Mala de História (01 caderno grande, com folhas numeradas e identificadas com o nome da criança, 01 livro infantil);
  • A família deste educando terá o prazer de acompanhar a leitura com a criança;
  • Ao término da leitura a criança irá recontar a história (contar a história com suas próprias palavras);
  • Assim que o educando terminar, ela irá fazer a ilustração e a reescrita da história- Somente a criança deverá ilustrar e reescrever- usando apenas a página marcada com seu nome;
  • Em sala os educandos irão compartilhar a história para seus colegas e mostrar a mesma.
 Semanalmente recebemos o feedback das famílias sobre a leitura dos livros, os mesmos  que são escolhidos pelos educandos em roda de conversa.Perguntamos como foi estarem levando a Mala de Leitura para família; mãe nos relatou.


Perguntamos como foi estarem levando a Mala de Leitura para família; mãe nos relatou.


Educadora obrigada por incentivar este momento com nossos filhos, muitas vezes devido à correria do nosso dia-a-dia não damos valor a isso, mas vocês estão ai e mais uma vez nos lembrando do quanto este momento são proveitosos não só para nossos filhos mas também para nós Pais. Obrigada Maria Cláudia.”




 
Momento de compartilhar nossa leitura

 A cada dia que a nossa mala retorna nossas crianças fazem a leitura compartilhada com os demais, passam o que mais gostou na história, o porque da escolha daquele livro.
Algumas famílias nos agradecem por poder proporcionar este momento, como no caso da mãe da educanda Jéssica “educadores nós agradecemos a vocês por esse momento tão especial. Por nos abrir este espaço para participar deste projeto maravilhoso.”.




domingo, 18 de novembro de 2012

"Se você quer sorrir, vem com o Patati, se você quer brincar, vem com o Patatá."

A dupla de palhaços visitou a Aldeias Infantis de Poá neste último sábado (17).

Que Patati Patatá são os melhores amigos das crianças, nós já sabemos; a última novidade desta dupla é ser os melhores amigos da promoção e defesa de direitos das crianças e adolescentes.

O Evento Gratuito, realizado pelas Aldeias Infantis de Poá e pela equipe de Patati Patatá, brindou a todas as Entidades e Convidados com uma tarde de muita alegria e diversão que só os palhaços têm o dom de realizar. Ao todo, foram convidadas cinco Entidades (Apae, Batuíra, Reino da Garotada, Paulo de Tarso e Grupo Esperança), parceiros como Promoção Social e Clube Concórdia, além da ilustre presenças das crianças e adolescentes do Centro Social e Acolhimento da Aldeias Infantis de Poá e São Bernardo do Campo.

Com essa galerinha o resultado não poderia ser outro: durante a uma hora e meia de apresentação só se viam sorrisos e magia no ar.

Não podemos deixar de agradecer ao Clube Concórdia que nos cedeu o espaço para o evento, à Promoção Social de Poá que nos disponibilizou estruturas de palco e som impecáveis, ao Sr. Lázaro que nos emprestou cadeiras e a todos os colaboradores e adolescentes que nos apoiaram na organização desta verdadeira festa que resultou em mais Momentos de Infância Feliz!




terça-feira, 13 de novembro de 2012

JOHNSON E JOHNSON OFERECE DIA DE RECREAÇÃO AS CRIANÇAS DE POÁ


 NA TARDE DO SÁBADO   20 DE OUTUBRO OS COLABORADORES DA J&J ESTIVERAM PRESENTE NAS ALDEIAS INFANTIS DE POÁ, ONDE PARTICIPARAM DE UM AMISTOSO ENTRE O TIME DE POÁ E J&J. 
FOI UMA TARDE  GRATIFICANTE PARA NOSSAS CRIANÇAS,  OS COLABORADORES J&J TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONHECER O TRABALHO DESENVOLVIDO  PELAS ALDEIAS INFANTIS E FORTALECER UMA PARCERIA QUE SÓ VIRÁ A CONTRIBUIR.


GRANDE CLÁSSICO ENTRE ALDEIAS INFANTIS SOS BRASIL-POÁ E SÃO BERNADO DO CAMPO




NOSSOS ADOLESCENTES TIVERAM UMA PARTIDA DE FUTEBOL  NO DIA 04 DE NOVEMBRO, CONTAMOS COM A PARTICIPAÇÃO DE ADOLESCENTES  DAS ALDEIAS INFANTIS SOS BRASIL SÃO BERNARDO DO CAMPO, ONDE A PRINCIPAL INICIATIVA NÃO ERA A COMPETIÇÃO E SIM A INTERAÇÃO , UMA BELA INICIATIVA DE PARCERIA ENTRE OS PROGRAMAS.



 

Neste mês trabalhamos com o subtema “Resgate de brincadeiras infantis, cantigas e jogos”, partindo do conceito do que o brincar é uma das fases muito importante no desenvolvimento infantil, através do brincar a criança torna-se mais criativa, possibilita trabalho em grupo e o jogo em si é um meio de comunicação e aprendizagem. E por meio do brincar a criança desperta a ludicidade, despertando o desenvolvimento físico, mental, emocional e social.

Este projeto teve como principal objetivo resgatar e valorizar as brincadeiras infantis, proporcionando aos educandos momentos de interação e criatividade.

Através das nossas rodas de conversa propomos confecção de brinquedos e brincadeiras novas a cada dia, nosso primeiro brinquedo foi Cinco Marias, o educando Lucas de 09 anos disse: “É preciso uma grande dose de habilidade e concentração para jogar e pegar as Marias”.

Um dos momentos que mais chamou atenção das crianças foi quando fizemos a brincadeira dos Escravos de Jó com tapinhas de pet, foi proposto que primeiro brincaríamos em grupo e logo após com duplas, foi um momento de grande descontração.


 

         

Neste mês tivemos nossa Festa do Dia das Crianças, que nossa comunidade que promoveu para os nossos educandos, que realizamos no dia 11 de outubro, foi um dia de muita alegria com brincadeiras dirigidas, balão pula-pula, cama elástica e dia da beleza. Através dos nossos parceiros conseguimos doar para cada criança um brinquedo.




 

 

Um dos brinquedos que mais chamaram atenção das crianças foi o cavalinho confeccionado com garrafa pet e cabo de vassoura. Onde com a colaboração das famílias os educandos puderam brincar e se diverti com que o eles mesmo fizeram.

 


 








Todo o mês darmos continuidade no cuidado do nosso Projeto Horta, onde os educandos plantam e cuidam da horta.

 

 

 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Em falar no Brincar neste mês a nossa Brinquedoteca foi concluída, em parceria com a empresa Mattel, através de uma formação sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, nos dando um suporte pedagógico para disseminação do aprendizado.





 


 

 
 
 
 
Foi um mês repleto de atividades externas, tivemos a competição de Judô no município de Mogi das Cruzes, onde nossas judocas lutaram com toda garra e disciplina.


 

 

 
 
 
 
 
Finalizando o mês de outubro tivemos a comemoração da festa dos aniversariantes e de Dia das Crianças proporcionado pelo nosso parceiro Espaço Amigo, onde puderam proporcionar uma festa que os educandos saíram todos encantados.

 

 

         

 

 


 

 

 

 

 

 

 
 
 

 

Com a doação dos nossos padrinhos tivemos a oportunidade de levarmos nossas crianças ao um passeio cultural, ida ao teatro para assistirmos o Menino mais rico do mundo, uma peça onde o personagem interage com o publico, contando sua história,
de menino que mora na rua, porém é feliz e grato pelas criações de Deus, seu pai. A peça também relata da importância de viver em sociedade e do cuidado com o meio ambiente.





No final da peça os educandos agradeceram pela oportunidade, pois alguns deles nunca foram ao teatro.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Culturas Regionais

 
 
 
Setembro – Projeto “Culturas Regionais – arte, cultura e música”
Objetivo: Ter conhecimento das diferentes culturas regionais brasileiras, identificando suas características, valores e costumes. Resgatando tradições e valorizando a cultura de cada povo através da arte, cultura e música.
Justificativa: A cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado e preservado, fazendo parte do patrimônio de nossa sociedade sendo que, cada povo tem um jeito especial de compreender o mundo ao seu redor. No Brasil existe uma grande diversidade de tradições, músicas, arte, variando de acordo com cada região que, influenciam no modo de agir e de se relacionar. Cada família herda valores de acordo com o que vivenciou e aprendeu, passando de geração em geração costumes e valores.
 
 
 









Quem Somos

          

Aldeias Infantis SOS é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que promove ações na defesa e garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens por meio de uma atuação de desenvolvimento sócio comunitário. 
“Cada criança pertence a uma família e cresce com amor, respeito e segurança.”
Aldeias Infantis SOS é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que promove ações na defesa e garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens por meio de uma atuação de desenvolvimento sócio comunitário. Respeitamos as diversas religiões e culturas, atuamos em diversos países e comunidades.
O foco, em 132 países e territórios, são crianças em situação de vulnerabilidade social, que perderam ou estão prestes a perder os cuidados de suas famílias. Trabalhamos para integrar social e familiarmente essas crianças e jovens, impulsionando sua autonomia para que se sintam protegidos e incluídos na sociedade. Nosso objetivo é oferecer a crianças, adolescentes e jovens que por algum motivo foram privados dos cuidados de suas famílias de origem, um ambiente familiar e uma formação sólida para alcançarem uma vida autônoma. Fundada em 1949, Aldeias Infantis SOS é membro da UNESCO e conta com um assento permanente no Conselho Econômico e Social da ONU.
O que fazemos 

É possível existir um lar sem crianças, mas uma criança não pode se desenvolver sem um lar. Por isso, nós das Aldeias Infantis SOS dedicamos nossos esforços para que cada criança que não esteja sob os cuidados de uma família ou que esteja em uma família desestruturada, possa viver um futuro cheio de oportunidades, crescendo em um lar sadio, com amor, respeito e segurança.
Além disso, apoiamos famílias em situação de risco para prevenir situações difíceis que podem levar ao abandono físico e emocional dessas crianças.
Conseguimos isso por meio de um Programa Integral para cerca de 10.000 crianças, adolescentes e jovens em duas áreas de atuação: “Fortalecimento Familiar e Comunitário” e “Acolhimento”.


Acolhimento

O Acolhimento das Aldeias Infantis SOS, na modalidade de casa lar, é um serviço de proteção integral a crianças, adolescentes e jovens que por motivo de risco (negligência, discriminação, abuso, exploração, entre outros) tiveram seus vínculos familiares fragilizados e/ou rompidos. Por isso, o trabalho com a família de origem é elemento fundamental para o fortalecimento da mesma como lugar de proteção e cuidado por excelência.



Fortalecimento Familiar e Comunitário

Desenvolve ações para o empoderamento de mulheres famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Por isso, como condição primordial para ações de defesa, promoção e garantia integral de direitos, atuamos junto aos componentes:
 
Ø  Componente Criança: “Proteção e desenvolvimento Integral de crianças”. Enfoque de trabalho com crianças visando o desenvolvimento de potencialidades.
 
Ø  Componente Mulher: “Desenvolvimento e Empoderamento das mulheres para uma melhor proteção de seus filhos”. Enfoque de trabalho com mulheres visando o empoderamento e emancipação.
 
Ø  Componente Família: “Desenvolvimento e Empoderamento das famílias vulneráveis para um melhor cuidado de seus filhos”. Enfoque de trabalho com famílias visando garantir a convivência familiar e comunitária e o reconhecimento das mesmas como potencialmente capazes de realizar as funções de proteção e socialização de crianças e adolescentes.
 
Ø  Componente Comunidade: “Desenvolvimento e Empoderamento da comunidade”. Enfoque de trabalho com comunidades, promovendo a cultura da participação, mobilização e proteção integral.
Os significados sociais nos dão fortaleza na sociedade. Foram desenvolvidos os seguintes elementos visuais para cada um dos significados sociais: